Flores de Plástico – Ópera estreia no Vidigal
05 de setembro, 20h – 07 de setembro, 17h
Teatro do Vidigal
Ingressos R$20
Uma ópera contemporânea tem suas primeiras apresentações no teatro da comunidade do Vidigal. O piano sobe o morro e se une ao DJ e ao canto para representar uma versão contemporânea do mito de Penélope. A peça trata da crise de uma mulher que tenta preencher o vazio em sua vida com objetos de consumo. A personagem relembra amores e paixões tentando encontrar sentido em sua vida.
Flores de Plástico é um monodrama – ópera para cantor solo – de João MacDowell. Nas palavras do compositor: “Essa ópera trata de corações partidos em um universo artificial. Todos queremos amor e afeto. A realidade virtual e promessas de satisfação instantânea tendem a gerar frustração pela própria natureza da experiência.”
A personagem Penélope será interpretada pela mezzo-soprano Clarice Prietto. A cantora entrou em contato com a obra do compositor brasileiro na ocasião de sua estréia em Nova York em 2012. Clarice, que também assina a direção geral, tem uma história que aposta em criações originais e ousadas, como sua versão de Carmem – Ópera Flamenca de 2013, sucesso de público, comprovando a relevância e atualidade do gênero.
O espetáculo junta um time de peso: direção cênica do Dzi Croquette Bayard Tonelli, produção e projeto cenográfico de Sheyla de Castilho, videocenografia de Cila MacDowell, escultura de Marina Vergara e programação visual de Cynthia Tello. Acompanham os músicos: Maria Luisa Lundberg (piano) e Leo Brunno (teclados, sonoplastia e DJ).
As apresentações acontecem no Teatro do Vidigal, que pertence ao grupo Nós do Morro, dias 05 e 07 de setembro, ganham reforço de piano de cauda gentilmente cedido pela Casa Pierre Pianos. A cantora e o compositor estarão disponíveis para debate com a imprensa e o público após as performances.
O Teatro do Vidigal fica na Rua Dr. Olinto de Magalhaes, 16. Ao chegar no Vidigal, suba a rua principal e entre na primeira à direita, você verá a entrada logo ao lado da Escola Almirante Tamandaré.